A ARTE DA VIDA

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Patchwork aquecendo minha vida

Quando acreditamos que já cumprimos uma grande parte dos compromissos que assumimos na vida, precisamos buscar lá no fundo do baú de nossa alma, um fiozinho de talento os quais não pudemos ao longo da vida exercitar e passarão a dar nova vida a nossa vida!

Descobri que o patchwork, técnica de costurar retalhos e criar obras primas, consegue dar este up grade em minhas novas expectativas de vida, pois é mais um desafio,que me proponha a realizar, pois não sei desenhar, não sei costurar, não falo inglês, habilidades necessárias  para quem quer aprender de fato. Mas sou teimosa e determinada e  vou superar todas as limitações, pois meu desejo é muito grande de brincar com o patchwork. Brincar sim, porque não quero mais nenhum compromisso aprisionante na vida, quero prazer e alegria no que faço!

E por isto estou em  Teresópolis-RJ, na casa de uma artesã do  flickr, chamada Angela, pessoa muito especial que  conheci muito recentemente,e que já está me hospedando em seu aconchegante chalé no alto da serra e me disponibilizando todo o seu conhecimento, todo o seu talento na arte do patchwork, seus materiais e seu carinho e amizade!

Cheguei ontem, dia 03 de maio , vinda de Belém-PA ao Rio de Janeiro-RJ ,e do aeroporto mesmo, fui para a  rodoviária e cheguei em Teresópolis as 8:40, e já na rodoviária estava esta figura incrível me aguardando.

Da rodoviária mesmo, me levou a várias lojas de aviamentos e tecidos,em Teresópolis, cidade que ainda não conhecia e que já me brindou com tantas lojas e tantas tentações para compras, pois os preços dos aviamentos e tecidos são bem menores do que o de Belém e aqui encontrei vários itens que não temos lá!

Depois das compras básicas para o trabalho que vim aprender com ela, já quase ao meio-dia fomos para seu chalé,onde o Raul, marido de Angela nos aguardava e daí passamos o dia todo em seu ateliê, envoltas em panos, linhas , fios, tesouras, compartilhando experiências, histórias e montando o estágio inicial de um painel, que será a releitura da casa de praia,onde daqui a poucos meses vou morar, na técncia que ainda não descobri o nome, pois Angela, diz que é apenas um mix de patchwork!

Este foi o seu trabalho,que encontrei na galeria da Verachitta no flickr.

                                                            Detalhe da obra premiada da Angela


                                                        Obra premiada da  Angela Jermann

Esta paisagem,é uma releitura que a Angela  fez de uma fotografia da Ilha de Ouessant, no canal da Mancha, que virou uma obra de arte. Angela, foi ao Europa,e depois de sua volta, encontrou muitos anos depois,  uma foto no flickr, de um detalhe deste local,que lhe impressionou.

Este trabalho foi para o Festival de Quilt, que se realiza todo o ano em  Teresópolis e se chamado Terequilt Na 9ª edição, 2009 ela submeteu o trabalho e ganhou o primeiro lugar na Categoria: Iniciante e Painel.A técnica segundo Angela, que a aprendeu com a Dóris, lá pelos anos 80, é o luxo da reciclagem do patch, pois  além de utilizar várias técnicas, também utiliza todas as pequenas sobras de aviamentos diversos: rendas, fios de lã, fios trabalhados, aplicações entre outras e sobre o patch é aplicada uma fina camada de tulê, bem fino, que dá delicadeza e permite a junção dos diversos materiais.

Na busca de inspirações para o trabalho que iniciei, Angela me disponibilizou todos os seus lindos trabalhos em patchwork, muitos a concluir,  pois como toda a boa quilteira, pelo menos cinco lindos trabalhos estão em fase de conclusão, que irei ao pouco postando, se ela me permitir!

Estou acordando na manhã de sexta-feira,dia 04/05 e criando este post para homenageá-la e se ela permitir vou postar a trajetória dela neste espaço!
                           







Nenhum comentário: