A ARTE DA VIDA

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

BORDADOS E PATCHWORK

Estou envolvida na confecção de uma colcha de patchwork e bordados  para comemorar meus  60 anos no  próximo 14 de março de 2012.


Para  isto fiz um convite para as amigas do flickr, as bordadeiras, que pudessem me ajudar bordando alguns blocos e para isto estou estudando tamanho, cores e padrões de tecido.


O tamanho estou apanhando um pouco para fazer os cálculos, que se adequem ao modelo que escolhi de patch e o tamanho de minha cama. Já fiz vários  gráficos e estou aprendendo, vamos ver como ficará no final. estou agora tentando montar  a quantidade de tecidos e os padrões e porissoo resolvi registrar aqui os passos que estou enfrentando para começar a me arvorar pelo mundo do patch.


Senti necessidade neste momento de aprender sobre combinação de cores e fui ao santo google e gostei muito das orientações que encontrei da  Artes da Silvana, que transcrevo para cá!


Combinação de cores

Uma das coisas que mais chama a atenção num trabalho de patchwork é a combinação de cores. Mas como saber se as cores que eu escolhi para a minha colcha de patch estão se completando de maneira harmoniosa? Que cor combina com azul? O que são cores neutras?



1- A primeira dica é organizar os tecidos por cores:
Azuis e violetas,
Amarelos,
Verdes,
Vermelhos, rosas e alaranjados e
Marrons e neutros.

2- Depois de organizar por cores, o próximo passo é a combinação dos tecidos. Acho que a combinação mais fácil de se fazer é a de cores iguais, mas intensidades diferentes. Nesse caso é só escolher uma cor de sua preferência e combinar com intensidades diferentes. Por exemplo o azul escuro, azul claro e o azul médio. É a chamada combinação tom sobre tom.

3- A dica seguinte é a que ensina a combinação com as cores vizinhas. Mas o que seriam cores vizinhas? Essa é fácil responder. Quando se trata de combinação de cores é importante ter na cabeça as cores do arco íris na ordem que aparecem: vermelho, rosa, laranja, amarelo, verde, azul e voleta. Então as cores que estão do lado uma da outra são as vizinhas. Os azuis combinam com os violetas e verdes. Os tons amarelados com os alaranjados e verdes.

4-Outra forma de combinar as cores é utilizar cores opostas. Mas como saber o que é uma cor opostas? Para entender o que é isso é preciso conhecer um círculo cromático:


 As cores opostas são também chamadas de cores complementares e estão em posições opostas no círculo cromático. Essas cores juntas formam combinações contrastantes e inspiram maior alegria. A cor oposta ao amarelo é o violeta. A cor oposta ao vermelho é o verde, e assim por diante.




5-Por fim é a vez das cores neutras: branco, preto, marrom e cinza. Normalmente essas cores são utilizadas para destacar outra cor. Os neutros combinam com todas as cores e oferecem uma grande variedade de tonalidades.



Lembrando que essas dicas são para quem está começando. É claro que tem muito mais coisas sobre cores para entender, mas acredito que as informações que dei vão ajudar especialmente a quem está começando.
Por enquanto é só.

Obrigada Silvana pelas dicas , que aqui reproduzi para poder encontrá-las com mais facilidade para o meu trabalho!




Nenhum comentário: