A ARTE DA VIDA

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

RETALHOS DO PARÁ - SEGUNDA AVENTURA

Esta semana visitamos alguns municípíos, que nos levariam a nosso alvo-Colares!

E foram muitas descobertas, que vamos devagarzinho contando para vocês

De Belém saímos as 11:00 do dia 12/02/2011 com destino a Colares e até lado foi um trajeto cheio de paradas e surpresas .

Almoçamos na beira da estrada (BR-316) , a altura de Benevides, no Restaurante Goiano, onde sempre comemos uma galinha caipira, feita na lenha! Fogão de lenha, comidinha caseira e saborosa e as lembranças de minha origem mineira!

Entramos em seguida e conseguimos registrar alguns pontos do Municipío de Santa Izabel, cidadezinha onde passei a década de 70 e 80, levando minhas filhas nos finais de semana  para a casa das tias paternas.

SANTA IZABEL DO PARÁ

Muitas lembranças de pessoas queridas que já se foram: Nonoca, Lelé Mimita. Já não existe mais a casinha simples e aconchegante delas, a casa ruiu, o mato se apoderou da paisagem, mas as lembranças ficarão para sempre. lembranças de amor incondicional, alegria, crianças, fuzarca , enfim infância saudável de minhas filhas  e seus primos. O Hospital ao lado da residência delas, a Igreja Matriz são marcos desta época tão feliz!

SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ
Passamos por Santo Antônio de Tauá, localidade de muita prosperidade, com granjas, e muita atividade agrícola , onde se situam vários sítios com igarapés e locais que ainda preservam ecologicamante o meio ambiente.Sempre passamos por lá para visitar amigos e gozarmos de finais de semanas amenos e próximos a natureza. s

COLARES

De Santo Antônio singramos para Colares, sem saber que teríamos que atravessar um rio, Guajará Mirim, que cerca uma localidade chamada Penha Longa e que dista aproximadamente 300 metros de Colares! Colares é uma ilha, e isto para nós foi uma surpresa!

Outra surpresa é de que a cidade se mantém fervorosamente ligada as estórias de Et´s e chupa-chupa, tendo
adquirido um caracter místico que se encontra em toda parte: nas lojas, nos restaurantes, nas residência, nas festividades.

E lá conhecemos uma pessoa muito especial, Ângela Miranda, cantora e proprietária de uma pousada e de um  bar com nome muito simpático " Canto Verde". Adoramos o Bar, decorado com flores e Et, e passei uma tarde linda bordando a paisagem da cidade, ouvindo musica popular brasileira.Para nossa surpresa, sua pousada que só recebe hóspedes especiais, nos foi oferecida e lá pudemos desfrutar realmente do encanto de Colares, principalmente pela presença cativante de Ângela Miranda.

BAR CANTO VERDE

POUSADA CANTO VERDE

No domingo  Augusto e eu, fomos visitar sítios ecológicos, pontos turísticos  maravilhosos e encerramos nossa visita com poses especiais na praia, na companhia de nossa anfitriã.

Linda Colares , com seus encantos e mistérios!