Em minhas pesquisas de bordado, o que tenho me dedicado ultimamente, estou gradativamente aprendendo sobre técnicas, pontos e até quem se dedica a elas no Brasil.
Tenho no flickr uma amiga, chamada Vera, que tem uma bela galeria de fotos, com muitas técnicas de bordados, como a redwork e descobri agora que na verdade a principal técnica, que ela sempre está apresentado maravilhosas criações, que nos encantam , é na stumpwork.
Pelo que percebo é a técnica de bordar , que dá realce as flores,dando relevo a elas. E aí fui ao google, pesquisar e me encantei.
Vou trazer alguns vínculos de quem já está a algum tempo envolvida com a técnica , para aprender e compartilhar, pois o que vi me seduziu.
FLORES NO JARDIM
Escola de Bordado Lee Albrecht Designs em Campinas-Uma linda proposta para integrar as bordadeiras do mundo, destacando o bordado como arte no Brasil- Vale a pena visitar.
Escola de Bordado Lee Albrecht Designs
Rua Dr. Emilio Ribas, nº 659 Cambui
13.025-141 - Campinas - SP
Brasil
telefone 019-3255.4838
e-mail:leealbrecht@terra.com.br
PONTO CASEADO- lindo, lindo ...
PONTO MATIZ- Um dia chego lá... e isto é técnica de grande domínio
da querida Antônia Diniz, a mãe da família de
bordadeiros que muito admiro -os Dumont.
PONTO-NÓ FRANCES-Uma delicadeza
Trabalho da Professora Ligia Fossá-Ministrando aula de stumpwork na
Escola de Bordados Lee Albretch de Campinas
STUMPWORK- He art Lavender por: Marion Beard (Megy)
O trabalho contemporâneo de ‘Stump’ deriva-se da técnica do século XVII de criar cenas e imagens tridimensionais no bordado, principalmente no trabalho de agulha e seus enlaces.
INSTRUÇÕES DE STUMPWORK-
Stumpwork foi primeiramente conhecido como bordado criada na Inglaterra no século 16. Eles se desvaneceu em popularidade por um longo tempo e quando ela foi revivida no século 19 tornou-se conhecido como stumpwork. Refere-se a diversas técnicas usadas para criar um efeito de relevo ou dimensional para o bordado. Às vezes, as partes são preenchidos com a costura. Outras partes vezes são criados separadamente e em anexo.
STUMPWORK-vídeo
Maria Cecília Mora disponibiliza um interessante vídeo sobre a técnica de stumwork
http://mariaceciliamora.multiply.com/video/item/44/Stumpwork
STUMPWORK- Wikipedia
Stumpwork é um estilo de bordado , onde as figuras costuradas são levantadas a partir da superfície do trabalho para formar um efeito 3-dimensional.
Pontos podem ser trabalhados em torno de pedaços de arame para criar formas individuais, tais como folhas, asas de inseto ou pétalas de flores. Este formulário é então aplicado ao corpo principal do trabalho, perfurando o tecido de fundo com os fios e garantir firmemente. Outras formas podem ser criados usando enchimento sob os pontos, normalmente na forma de camadas de feltro costurada uns sobre os outros em tamanhos cada vez menores. O sentido é então coberto com uma camada de pontos de bordado.
A subcategoria moderna desta forma de arte usado principalmente na produção do bordado em máquinas de bordar automatizada é referido como bordados sopro . O processo envolve a colocação para baixo, tipicamente, uma camada de espuma de borracha maior do que a forma pretendida em cima do material do alvo a ser decorado. A forma é, então, bordado na parte superior da espuma de borracha de tal forma que a agulha penetrações cortar a espuma de borracha em torno da periferia da forma. Quando o bordado é terminar o excesso de espuma de borracha é capinado( puxado para fora ou limpos off) da área de design, deixando a forma de espuma de borracha subjacentes presas sob os pontos de bordado, resultando em um efeito stumpwork.
Puff bordados em geral não tem as características de desenho intrincado obtidas com técnicas stumpwork verdade e é principalmente visto em lazer desgaste, tais como bonés, camisolas e casacos. Muitas vezes os projetos são usados para retratar logotipos de empresas ou mascotes da equipe.
DETALHES STUMPWORK - Verachitta -Folha recortada em feltro com
bordado sobreposta ao conjunto da obra /arte
Um comentário:
Olá, seja bem-vinda à Casa de Retalhos.
Infelizmente eu não achei o seu nome. O meu é Regina.
Que maravilha esses bordados. Estou aqui babando. Seu blog é tudo de bom.
abraços
Postar um comentário